Historial

VII Rota (2006) - Pormenor da entrada em Cedillo

Completam-se este ano 18 edições do Percurso Pedestre Transfronteiriço em Travessia "Rota do Contrabando - Ruta del Contrabando".  A 21 de Maio de 2000 realizava-se a 1ª edição, entre Salavessa (freguesia de Montalvão, concelho de Nisa) e Cedillo, na vizinha Estremadura espanhola, numa distância aproximada de 20 km. 80 Caminheiros tomavam parte naquela que seria a primeira caminhada com enquadramento técnico e logístico organizada no concelho de Nisa, da responsabilidade da INIJOVEM – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa. Longe estavam os organizadores de pensar (ou sequer sonhar…) que esta iniciativa se viria a tornar referência nacional e modelo para outras organizações. De lá para cá, esta caminhada transfronteiriça tem-se organizado, alternadamente, entre Espanha e Portugal sendo que um dos seus principais pontos de interesse é precisamente a travessia em barco do rio Sever, linha de fronteira natural entre os 2 povos da raia.

VIII Rota (2007) - Chegada à Capela
da Sra. dos Remédios, Montalvão

O crescimento da "Rota do Contrabando - Ruta del Contrabando"  foi de tal maneira exponencial que depressa ultrapassou as fronteiras do concelho de Nisa e do Ayuntamiento de Cedillo, muito graças à parceria que foi estabelecida com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, passando a integrar o seu Calendário Nacional de Actividades a partir de 2006, facto que, por si só, permitiu que o evento passasse a ter outra visibilidade em termos de promoção e divulgação. Nesse ano registou a presença de 215 caminheiros portugueses e espanhóis e envolveu 37 voluntários, 10 viaturas e 4 embarcações na organização.
IX Rota (2008) - Chegada à Fonte
da Bica, com o rio Sever em fundo
Pode dizer-se que 2006 foi o ano da viragem e que a "Rota do Contrabando - Ruta del Contrabando" tem vindo a crescer quer em número de participantes quer em termos organizacionais. Em 2011, contrariando o cenário de crise instalada e muito por força da promoção que foi feita durante a Rota do Imperador em Jarandilla de La Vera (Espanha), a Rota veio a registar novo recorde de participantes: 450!
X Rota (2009) - Travessia do Regato del Pueblo
Para o sucesso desta iniciativa muito tem contribuído o apoio e colaboração de variadas entidades e empresas a nível local, regional, nacional e transfronteiriço, bem como o apoio incondicional de um significativo número de associados da INIJOVEM que, a título voluntário, muito contribuíram para que esta iniciativa chegasse a este patamar de excelência! Honra lhes seja feita!

XI Rota (2010) - Contrabandistas, encenação  a
cargo dos alunos da Etaproni, com o Sever em fundo
Em suma, e por força de tudo isto, é com enorme expectativa que a Organização aguarda a XVIII edição da "Rota do Contrabando - Ruta del Contrabando", que em 2017 irá decorrer a 25 de Março, entre Cedillo e Montalvão, com a travessia do rio Sever.


XII Rota (2011) - "Briefing", junto ao
Pabellón Polideportivo, em Cedillo